4 Comments

"Putin...se apresenta agora como o líder conservador global, defendendo a família e o cristianismo. É tão verdadeiro quanto uma nota de 3 rublos."

Acho importante o ceticismo considerando a história, mas por que seria relevante desmerecer o discurso? O ocidente nem mais isso tem...

Expand full comment

BRILHANTE COMO DE COSTUME!

GINO BECCATO

Expand full comment

"Pobre povo ucraniano, que se vê no meio de uma guerra entre dois projetos totalitários de dominação global, ..." Pelo amor de Deus, por acaso é o Ocidente quem invadiu a Ucrânia? Quem bombardeia áreas civis todo santo dia? Quem praticou execuções em massa, em Bucha? Quem estuprou ucranianas? O Ocidente, com todos os defeitos dos governos atuais, é quem está dando armas para a Ucrânia se defender. O fato de, internamente, os governantes ocidentais estarem se tornando autoritários, não faz a ajuda à Ucrânia deixar de ser positiva.

"Resta à fatia sã da sociedade defender um acordo de paz baseado no retorno das fronteiras antes da guerra, aceitando os pequenos enclaves russos no Oeste da Ucrânia." E premiar o uso da força bruta para tomar território alheio? É certeza de que haverá uma temporada de invasões entre vizinhos, nos próximos anos.

"O problema é que esse animal tem um botão vermelho na mão, com o potencial de acabar com a vida de bilhões de pessoas." Se o Ocidente se dobrar à ameaça nuclear (que, por sinal, os russos já fazem há mais de um ano, mostrando que é só blefe) será, assim como no caso anterior, premiar uma atitude indesejável. Acontecerá uma nova proliferação de países com bomba atômica. Os tratados internacionais vão pro ralo.

"Infelizmente, não há mocinhos nessa história toda. Putin é um ditador sanguinário, mas o Ocidente parece utilizar a Ucrânica como bucha de canhão..." Mas que baita falsa equivalência! Um lado invade e mata inocentes, mas o outro lado é tão ruim quanto, por dar apoio militar para o invadido se defender. E bucha de canhão são os soldados russos, que estão morrendo para que Putin controlar ainda mais território. Se quem luta para defender sua própria terra é bucha de canhão, então o certo é abrir mão da sua terra? Se a França invadisse a Amazônia, como tanto falam que há de acontecer, você diria para entregar a Amazônia para que brasileiros não fossem bucha de canhão?

Conservadores e libertários que vivem nos EUA estão tão imersos no mundinho da guerra cultural contra lacração e contra a tirania estatal contra a liberdade de expressão, que até quando os governos "progressistas" do Ocidente fazem nada mais do que cumprir com sua obrigação moral, eles são contra.

Expand full comment

Respeito demasiadamente tua opinião, mas não existe solução pacífica com alguém que atua para escravisar teus filhos, estuprar tua mulher, te matar.

Não fosse os auxílios do poder globalista, o qual também repudio, Putin já estaria tomando Varsóvia marchando de volta a Berlim.

Nesses tempos dois ditados populares fazem todo sentido:

"o inimigo do meu inimigo é meu amigo"

"a fraqueza atrai a agressividade"

Expand full comment